Como ter um bom hálito? Fonte: Biologia Total
- clinicamais
- 2 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Na Internet, você pode até ser só bonitão, até mesmo ter um bom papo para conquistar alguém. Mas e na vida real? Muitas pessoas sofrem com problemas de mau hálito e não conseguem se livrar daquele cheiro ruim que sai de suas bocas. O cheiro ruim geralmente é causado por bactérias e alimentos que comemos. Então se prepara aí que vou contar como ter um hálito fresco pra sempre.
Um dos grandes causadores do mau hálito é a boca seca. Se a boca fica seca, as células mais da superfície morrem e viram um prato cheio para as bactérias que vivem em nossa boca. A digestão destas células acaba provocando o cheiro ruim.
A segunda coisa a fazer é escovar e passar o fio dental depois de todas as refeições. Entre os dentes e nos cantinhos da boca ficam alguns pedaços de comida que servem para aumentar ainda mais a população de bactérias. Se não der para escovar os dentes, pelo menos não se esqueça de passar o fio dental. Ele é essencial pois vai tirar o resto de comida que fica em cantinhos da boca que são verdadeiros “hotéis” de bactérias.
Os enxaguantes bucais funcionam? Eles funcionam tanto como as balas e chicletes, melhorando o hálito momentaneamente, o ideal mesmo é escovar língua e passar o fio dental e também ter uma alimentação melhor para evitar o mau hálito.Isto mesmo! O que a gente come é que é o maior causador de mau hálito. Certas proteínas, dietas ricas em carboidratos e coisas com odor forte como alho, cebola, bebidas alcóolicas, café e cigarros pioram muito o cheiro das nossas bocas.
Em vez de tomar café prefira tomar um chá verde, que te deixa atento, mas é bem suave e não deixa cheiro forte na boca. Abuse dos vegetais e frutas duras como cenouras ou maçãs. Eles ajudam a remover as bactérias alojadas principalmente nos dentes e também na hidratação da boca pela saliva.
Abuse dos condimentos e especiarias, como a canela, e se você tem problemas crônicos de mau hálito, opte por uma dieta de baixa carboidrato. Além de fazer bem para o cheiro da sua boca, também vai contribuir muito para a sua saúde em relação às gorduras que você ingere.
Para terminar, como podemos identificar que estamos com mau hálito? Dar uma baforada na mão e cheirar infelizmente não funciona. O ideal é lamber uma colher, esperar ela secar e conferir se o cheiro está ruim.
Você também pode conferir como está a sua língua. Se ela está rosada e úmida, dificilmente você terá problemas de mau hálito, apenas se for um caso de halitose proveniente do estômago. Se estiver pálida, seca e rachada procure seguir as dicas acima para estar com um hálito bom.
Fonte: https://www.biologiatotal.com.br/blog/como-ter-um-bom-halito.html
Comments